Equipe Abaiara

Cláudia Lago – Coordenadora geral do Abaiara.

Professora do Dep. de História da UFPB, vinculada ao PPGH e o Profhistória. Atuação na área de História do Brasil, Ensino de História, História Indígena e Arqueologia. Fundadora do Grupo de Pesquisa Abaiara e coordenadora dos projetos Os potiguara da Paraíba sob a tutela do SPI e O uso das tecnologias digitais para o ensino de História Indígena.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0416996435431458

Contato: claudialago.rn@gmail.com

——————————————————————-

Vânia Cristina da Silva – Vice-Coordenadora do Abaiara

Pesquisadora e Doutoranda pela Universidade Federal de Goiás. Co-fundadora do Grupo de Pesquisa Abaiara, desenvolve a pesquisa sobre o Ensino de História na Educação Escolar Indígena em território Potiguara. Trabalha na área de História, com ênfase em História da Educação, Ensino de História e Educação Escolar Indígena. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0466224727565914

Contato: vaniac_historia@hotmail.com

——————————————————————

Ricardo Dias Castro

Professor Doutor de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Departamento de Odontologia da UFPB. É considerado o “provocador” para a criação do Grupo de pesquisa Abaiara, tem sido um grande parceiro nos projetos, através das suas atividades de pesquisa nas linhas de “Investigação de produtos naturais biologicamente ativos, para obtenção de novas fontes de matérias primas”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0031529469046003

Contato: ricardodiasdecastro@yahoo.com.br

—————————————————————–

Jamerson Bezerra Lucena

Mestre em Antropologia Social pela UFPB, na área de etnologia indígena, principalmente nos seguintes temas: identidade étnica, redes sociais, dinâmicas territoriais, fluxo cultural, performances e rituais, políticas públicas, ensino superior e direitos indígenas. Atualmente pesquisa a presença indígena dos Warao da Venezuela em João Pessoa, Paraíba.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7431214010567056

Contato: jamerson_lucena3@hotmail.com

——————————————————————

PROJETO TEORIA, MÉTODO, E PRODUÇÃO-DIDÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS DAS AMÉRICAS

 

Maria Cláudia de Almeida Rocha – Graduada em História/UFPB

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9736915177767438

Contato: claudia_historiaufpb@live.com

—————————————————————–

Rhanna de Pádua Barbosa Falcão de Albuquerque – Graduada em História/UFPB

Contato: rhannaalbuquerque@gmail.com

—————————————————————–

Simone Maria da Silva – Graduada em História/UFPB

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4185539561411478

Contato: simoneamadeus@gmail.com

—————————————————————–

Anderson Bastos da Silva – Graduado em História/UFPB.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2623180043628856

Contato: andersoonbastos@gmail.com

——————————————————————

Thamires Soares LimaGraduada em História/UFPB.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9163544513688306

Contato: thamireslima565@gmail.com

 ——————————————————————

 

PROJETO PIBIC 2016 -2017 POR QUE NÃO FALAMOS DOS POVOS INDÍGENAS?

Anderson Bastos da Silva – Graduado em História/UFPB. Responsável pelo projeto A IMAGEM DO ÍNDIO NO LIVRO DIDÁTICO.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2623180043628856

Contato: andersoonbastos@gmail.com

——————————————————————-

Thamires Soares LimaGraduada em História/UFPB. Responsável pelo projeto A construção do imaginário indígena.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9163544513688306

Contato: thamireslima565@gmail.com

——————————————————————-

PROJETO PIBIC (2018) INDÍGENAS DA PARAÍBA SOB A TUTELA DO SPI

Thamires Soares LimaGraduada em História/UFPB. Responsável pelo projeto Conflitos territoriais e arrendamentos das terras potiguara nas ações do SPI.

—————————————————————–

Anderson Bastos da Silva – Graduado em História/UFPB. Responsável pelo projeto O Posto Indígena de Nísia Brasileira na Administração do SPI.

—————————————————————-

Darcya Jeanne Silva de Araújo – Mestranda pelo PPGH/UFPB. Responsável pelo projeto

A educação potiguara sob a tutela do SPI.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3335274744964032 

Contato: darcyajeanne@gmail.com

——————————————————————

Susana Thais Pedroza Rodrigues da Cunha – Graduanda em Odontologia/UFPB. Responsável pelo projeto O SPI e as políticas de saúde junto ao Posto Indígena Nísia Brasileira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4178152487347746

—————————————————————–

PROJETO PIBIC (2019-2021) INDÍGENAS DA PARAÍBA SOB A TUTELA DO SPI

 

Maria Luísa Soares – Graduanda em História/UFPB. Responsável pelo projeto A política econômica do SPI sobre o Posto Indígena de Nísia Brasileira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9845391589610314

Contato: mmallu-10@hotmail.com 

———————————————————————

Yris Campos Oliveira – Graduanda em História/UFPB. Responsável pelo projeto A saúde dos potiguara da Paraíba sob a política do SPI.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6941824809734030

Contato:  yrisoliveirac@gmail.com

—————————————————————

Wanessa Moreira de Medeiros – Graduanda em História/UFPB. Responsável pelo projeto Conflitos e uso das terras potiguara na gestão do SPI (2019-2021).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1672361313565272

Contato:  wanessa.m.medeiros@gmail.com

——————————————————————-

Cinthya Karolyne Nunes Gomes – Graduanda em História/UFPB. Responsável pelo projeto Conflitos e uso das terras potiguara na gestão do SPI (2021-2022).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0863705109499113

Contato: cinthyakarolyne4@gmail.com

——————————————————————

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA (2019/2021)

Responsáveis pela pesquisa do site Abaiara

Matheus Argolo Lira – Graduando em Mídias Digitais/UFPB

Henrique Saraiva Louvem – Graduando em História/UFPB

David Hebert Simões Pereira – Graduando em História/UFPB

Matheus Barbosa Peixoto – Graduando em História/UFPB

Cinthya Karolyne Nunes Gomes – Graduanda em História/UFPB

Rayane de Lima Brasil – Graduanda em História/UFPB

Desenvolvedor do site: Felipe Soluções em Informática (ld.desenvolvimentos@gmail.com)