Índios no Brasil
Ano: 1992 - 1 edição, 1994 - 2 edição
Sobre: O livro, organizado por Luís Donisete Benzi Grupioni, apresenta uma compilação de artigos sobre a atuação dos indígenas ao longo da história, desde a colonização até os dias atuais.
Disponível em:
https://indiosnonordeste.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Indios-no-Brasil-Luis-D.-B.-Grupioni.pdf
Iny Tkylysinamy Rybèna - Arte iny karajá: patrimônio cultural do Brasil.
Ano: 2019
Sobre: A obra faz parte do projeto “Bonecas de Cerâmica Karajá como Patrimônio Cultural do Brasil: Contribuições para a sua Salvaguarda”, ela foi realizada para que a língua materna, inyribè, a arte e a cultura Iny Karajá sejam valorizadas, além de divulgar alguns instrumentos de luta pelos direitos culturais dos povos indígenas, principalmente no tocante às políticas do patrimônio cultural imaterial.
Disponível em:
Artesanato Kaingang e Guarani: Territórios Indígenas - Região Sul.
Ano: 2011
Sobre: O livro, de organização de José M. Palazuelos Ballivián, apresenta informações acerca do artesanato Kaingang, do seu valor cultural e da sua importância para a sustentabilidade das famílias artesãs.
Disponível em:
https://comin.org.br/publicacao/artesanato-kaingang-e-guarani/
Coleção Guerreiras Kaingang e Memória dos Anciões
Ano: 2019
Sobre: O livro contém cinco histórias de cordel, que falam sobre as retomadas das terras, as ervas medicinais, como é ser indígena no nosso país e acerca do movimento indígena. A obra é produto do trabalho coletivo dos professores e estudantes da EIEB Fen’nó, TI Toldo Chimbangue — Município de Chapecó-SC.
Disponível em:
Tape mbaraete anhetengua: Fortalecendo o caminho verdadeiro
Ano: 2018
Sobre: Esse livro é o resultado da pesquisa dos participantes das equipes Guarani da Ação Saberes Indígenas na Escola em Santa Catarina, nele estão relatos de anciãos, professores, alunos, acerca da educação escolar guarani, além de reflexões e orientações sobre o povo Guarani.
Disponível em:
Kófa ag Jykre: Aprendendo com Anciões
Ano: 2018
Sobre: A publicação apresenta informações sobre as terras e escolas indígenas que se situam no Oeste de Santa Catarina, ela foi escrita pelos professores Kaingang e Guarani dessa região, que fazem parte do projeto Ação Saberes Indígenas na Escola.
Disponível em:
Manifesto sobre a educação escolar indígena no Brasil: por uma educação decolonial e libertadora.
Ano: 2014
Sobre: A publicação apresenta dados sobre a terrível situação da Educação Escolar Indígena de vários lugares do Brasil, a pesquisa e o levantamento dos dados foram feitos pelos Regionais do Cimi e organizados por Emília Altini, Eunice Dias de Paula, Gilberto Vieira dos Santos, Luiz Gouvêa de Paula e Rosimeire de Jesus Diniz Santos, com textos de diversos autores.
Disponível em:
https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Manifesto_EducacaoEscolarIndigena.pdf
Alimentação Karo Arara: Saberes e Práticas / Karo at wiri kanã: mabexép kanã.
Ano: 2016
Sobre: Essa publicação faz parte do projeto “Cultura, Gestão e Gênero: Mulheres Arara buscando qualidade de vida”, desenvolvido pelo COMIN, Conselho de Missão entre Povos Indígenas, com apoio de Pão para o Mundo — Áustria, foi organizada por Jandira Keppi e Maria Lucia Cereda Gomide. O livro fala sobre a origem dos alimentos, mitos e os saberes das mulheres em relação às receitas alimentares do povo Karo Arara.
Disponível em:
https://comin.org.br/publicacao/alimentacao-karo-arara-saberes-e-praticas
Cerâmica Apurinã: resistência com as mãos no barro.
Ano: 2018
Sobre: Livro organizado por Ana Patrícia Chaves Ferreira, foi produzido durante os anos de 2016 e 2018, em conjunto de comunidades e mulheres Apurinã, dos municípios de Pauini e Boca do Acre no Amazonas. A publicação relata acerca da cerâmica Apurinã.
Disponível em:
https://comin.org.br/publicacao/ceramica-apurina-resistencia-com-as-maos-de-barr
Tecendo Relações Além da Aldeia - Artesãos Indígenas em Cidades da Região Sul.
Ano: 2014
Sobre: A obra, organizada por José Manuel Palazuelos Ballivián, fala acerca das famílias indígenas artesãs nas cidades da Região Sul do país.
Disponível em:
https://comin.org.br/publicacao/tecendo-relacoes-artesaos-indigenas/
Guia do Professor - Cultura, Ambiente e Biodiversidade.
Ano: 2006
Sobre: A publicação, organizada por José Manuel P. Palazuelos Ballivián, é um auxílio para professores, com o objetivo de desconstruir os estereótipos em relação aos indígenas e que façam com que seus alunos respeitem e reconheçam as diferenças desses povos.
Disponível em:
Povos indígenas isolados na Amazônia – a luta pela sobrevivência.
Ano: 2011
Sobre: O livro “Povos indígenas isolados na Amazônia — a luta pela sobrevivência”, foi elaborado pelo Cimi, Conselho Indigenista Missionário, e pela Universidade Federal do Amazonas. A obra contém informações acerca da existência de povos indígenas isolados, para que eles sejam vistos e para que o poder público cumpra o seu dever de proteger esses povos e os respectivos territórios.
Disponível em:
https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2017/11/povos-isolados-Amazonia_luta-pela-sobrevivencia.pdf
Nossas vidas: histórias de mulheres Karo Arara / Iba’kât kanã: ma’pâyrap at kanã xet to’.
Ano: 2018
Sobre: O livro faz parte do projeto “Cultura, Gestão e Gênero: Mulheres Arara buscando qualidade de vida”, elaborado pelo COMIN, Conselho de Missão entre Povos Indígenas, com apoio de Pão para o Mundo-Áustria. A publicação mostra aspectos do povo Karo Arara, como foi o contato deles com os homens brancos e como era a vida antes desse acontecimento, tudo isso relatado pelas mulheres.
Disponível em:
Povos Indígenas: Orientações pedagógicas.
Ano: 2019
Sobre: O livro foi organizado por Wagner Barbosa de Lima Palanch e Vera Lúcia Benedito, com textos de Cristino Wapichana e Daniel Munduruku. A obra tem como propósito apresentar uma nova forma de olharmos para os indígenas e exibir uma releitura da existência indígena no Brasil e, especialmente, no estado de São Paulo.
Disponível em:
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Povos_Indigenas_2020_WEB.pdf
Os direitos dos povos indígenas no Brasil: desafios no século XXI.
Ano: 2013
Sobre: O livro, sob organização de Carlos Frederico Marés de Souza Filho e Raul Cezar Bergold, é fruto do projeto de pesquisa “Os direitos dos povos indígenas no Brasil: os principais problemas e desafios a serem enfrentados no século XXI”, os objetivos relevantes foram investigar de forma crítica a legislação brasileira sobre os direitos dos indígenas, detectar os impasses enfrentados por eles e indicar as adversidades lançadas ao Poder Público, de modo que os indígenas tenham seus direitos protegidos.
Disponível em:
História Ilustrada: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena.
Ano: 2019
Sobre: A obra foi realizada graças ao projeto de extensão “História Ilustrada: Relatos da História e Cultura Mbya sob a Ótica Indígena”, elaborado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), da Univer. O livro foi escrito em duas línguas: português e mbya guarani, pelos estudantes da Escola Indígena Nhu Porã em conjunto com o professor indígena, Francisco Moreira Alves, e as ilustrações foram feitas pelos próprios alunos. A publicação narra acerca do cotidiano do povo da aldeia Nhu Porã.
Disponível em:
https://canionsdosul.org/wp-content/uploads/2020/09/Hist%C3%B3ria-Ilustrada-V4.pdf
Currículo da cidade - Povos Indígenas Orientações Pedagógicas .
Ano: 2019
Sobre: A obra é fruto da cooperação da UNESCO e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o texto é de Cristino Wapichana e Daniel Munduruku. “Currículo da cidade — Povos Indígenas Orientações Pedagógicas” foi escrito para evidenciar um novo olhar sobre a presença indígena no Brasil e no estado de São Paulo, os textos “falam” com educadores da rede municipal de modo a desconstruir estereótipos e estigmas para que eles não sejam repetidos ao longo do tempo.
Disponível em:
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Povos_Indigenas_2020_WEB.pdf
Levantamento Etnoecológico Munduruku - Terra Indígena Munduruku.
Ano: 2008
Sobre: A publicação “Levantamento Etnoecológico Munduruku - Terra Indígena Munduruku”, foi realizada pela antropóloga, Juliana Melo, e a bióloga, Rosa Elisa Villanueva, no ano de 2006. A obra fala sobre a localização da Terra, do contato dos indígenas com os não-indígenas, o aparecimento do ser Munduruku, de características das rotinas desse povo, além de outros temas que compõem toda a vida e história deles.
Disponível em:
http://cggamgati.funai.gov.br/files/8314/8829/4911/munduruku_pt.pdf
NEABI indica - Sugestões de filmes e atividades para abordar a História e Cultura Africana, Afro-brasileira Indígena na sala de aula.
Ano: 2017
Sobre: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), com pesquisadores e pesquisadoras convidados pelo grupo, constituíram esse guia, que tem como intuito auxiliar os docentes do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), e de outras instituições. Nele estão indicações de filmes que tratam acerca das relações étnico-raciais, da cultura e da história de negros e indígenas, que podem ser trabalhados na sala de aula, além de sugestões de atividades para serem feitas após os alunos assistirem as longas-metragens.
Disponível em:
https://www.ifsp.edu.br/images/pdf/NEABI-Indica-N2---2017.pdf
Educação Indígena e Alfabetização.
Ano: 1979
Sobre: O livro, de autoria de Bartolomeu Melià, da coleção “Missão Aberta”, tem como intuito propor a reflexão sobre a finalidade da alfabetização na educação indígena.
Disponível em:
Literatura de cordel: alfabeto ensinamento Kaimbé cada letra uma história.
Ano: 2019
Sobre: A publicação é uma literatura de cordel que narra o alfabeto da seguinte maneira: cada letra corresponde a algo que pertence à cultura indígena, na maioria das vezes, e ao lado da letra, em formato de cordel, há a explicação do que é esse objeto. A autora do livro é Vilma Dantas dos Santos.
Disponível em:
Kaimbé poesias.
Ano: 2019
Sobre: “Kaimbé poesias” é um livro que possui várias poesias de autores indígenas, dentre eles alunos e professores, é fruto do grupo de pesquisa OPARÁ, Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação na Ação Saberes Indígenas da Escola, da Universidade do Estado da Bahia.
Disponível em:
Comidas dos Nativos do Novo Mundo.
Ano: 2014
Sobre: O livro narra acerca dos princípios da culinária das Américas: de que modo e o que os indígenas costumavam caçar, pescar e coletar na natureza, e quais armas, equipamentos e meios de transportes que eles utilizavam para capturar e armazenar os alimentos. O autor da publicação é Messias S. Cavalcante.
Disponível em:
Mulheres Indígenas da Tradição.
Ano: 2019
Sobre: A obra é um livro fotográfico que apresenta, de forma breve, a história das mulheres que são importantes para os seus povos, como maneira de homenageá-las e dar visibilidade às suas respectivas trajetórias de luta. O livro é fruto da pesquisa acerca das mulheres indígenas do Estado de Pernambuco, os textos são de várias autoras de povos distintos, entre eles estão Pankararu, Kambiwá, Pipipã, entre outros.
Disponível em:
https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2019/03/livro-mulheres-indigenas-tradicao.pdf
A terra é a mãe do Índio.
Ano: 1989/1990
Sobre: O livro foi produzido pelo GRUMIN — Grupo Mulher-Educação Indígena, texto de Eliane Potiguara, que pretende, com essa publicação, contribuir à luta do movimento de resgate das suas raízes, da sua história, cultura e identidade, além de ter o seu trabalho pensado para a educação no interior das aldeias.
Disponível em:
Huni Meka: Cantos do Nixi Pae.
Ano: 2007
Sobre: O livro narra sobre os conhecimentos tradicionais e a cultura, de modo especial a música do povo Kaxinawá, ele está escrito, na sua maioria, na língua materna desse povo — para que ela seja lembrada — mas também está em português. A obra é fruto de pesquisa de diversos professores.
Disponível em:
https://cpiacre.org.br/publicacao-acervo/huni-meka-cantos-do-nixi-pae/
Direitos autorais: Organização dos Professores Indígenas do Acre - OPIAC