MEMÓRIA E IDENTIDADE INDÍGENAS DA PARAÍBA: UMA RELAÇÃO COM O ENSINO, A CULTURA E A ETNOHISTÓRIA
O Projeto Memória e identidade indígenas da Paraíba tem como proposta conhecer sobre a história e a cultura dessas populações, a partir de três eixos: História dos povos indígenas da Paraíba: a visão que temos, Povos indígenas da Paraíba: a visão de si mesmo e Resgates e permanências culturais dos povos indígenas da Paraíba. Com ações multidisciplinares, a extensão do Projeto se dá pela premissa de que a pouca familiaridade que temos sobre os povos indígenas, bem como a resistência que os próprios indígenas têm sobre sua própria identidade, advém de um histórico problema social e educacional. Deste modo, partindo de discussões que versam sobre ensino, memória, identidade cultural e etnohistória, este projeto discutirá, principalmente, como os sistemas educacionais influenciaram, e ainda influenciam, na formação do conhecimento sobre as populações indígenas, seja dentro ou fora das comunidades, e como as relações culturais entre os diferentes agentes sociais (indígenas e não indígenas) estão definidas pelas práticas cotidianas estabelecidas entres os grupos.
Equipe:
Cláudia Lago (Prof. Dra. do Dep. de História da UFPB) –– Coordenadora
Regina Célia Gonçalves (Prof. Dra. UFPB) - Pesquisadora
Vânia Cristina da Silva (Doutoranda UFG) – Pesquisadora
OS POTIGUARA DA PARAÍBA SOB A TUTELA DO SPI
O Projeto trata da história do Serviço de Proteção aos Índios e sua atuação em terras paraibana. Na Paraíba, o órgão começa a atuar ainda em 1929 e permanece até 1967, quando é então extinto pelo governo militar para a criação da FUNAI. Através do Posto Indígena Nísia Brasileira, situado na Baía da Traição, os povos potiguara da Paraíba passaram a ser tutelados pelo Estado, cuja administração, recursos financeiros, assistência educacional e de saúde dependiam da avaliação e autorização do SPI, ou seja, a vida dos povos indígenas dependia quase que exclusivamente do aval do Estado. Cadastrado na UFPB como Projeto de Pesquisa/Iniciação Científica – PIBIC/PIVIC, o trabalho vem sendo desenvolvido desde 2018, com previsão até 2020.
Equipe:
Cláudia Lago (Prof. Dra. do Dep. de História da UFPB) – Coordenadora
Anderson Bastos da Silva - Graduando em História - UFPB
Darcya Jeanne Silva de Araújo - Graduanda em História - UFPB
Maria Luisa Soares Marcolino - Graduanda em História - UFPB
Martha Valeska Ferreira Neves - Graduanda em História - UFPB
Susana Thais Pedroza Rodrigues da Cunha - Graduanda em Odontologia - UFPB
Thamires Soares Lima - Graduanda em História - UFPB
Wanessa Moreira de Medeiros - Graduanda em História - UFPB
Yris Campos Oliveira – Graduanda em História - UFPB
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA
Com a proposta de trabalhar metodologias inovadoras no ensino básico, o Projeto está cadastrado na base da PRG/UFPB, no Programa de Licenciatura – PROLICEN, Edital 2019. Os objetivos são desenvolver recursos tecnológicos voltados ao ensino Fundamental e Médio, tanto para as escolas indígenas quanto não indígenas, de modo que abordem as questões sobre a história, a cultura, os costumes e a memória dos povos indígenas, em especial da Paraíba, e que sejam de uso didático.
Equipe:
Cláudia Lago - (Prof. Dra. do Dep. de História da UFPB) – Coordenadora
Matheus Argolo Lira – Graduando em Mídias Digitais/UFPB
Henrique Saraiva Louvem – Graduando em História/UFPB
Matheus Barbosa Peixoto - Graduando em História/UFPB
David Hebert Simões Pereira - Graduando em História/UFPB
Cinthya Karolyne Nunes Gomes - Graduanda em História/UFPB
Rayane de Lima Brasil - Graduanda em História/UFPB